Forças de segurança realizam simulado de ataque a banco em Delmiro Gouveia para reforçar combate ao crime

0
25
Forças de segurança realizam simulado de ataque a banco em Delmiro Gouveia para reforçar combate ao crime
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

Agentes das forças de segurança pública de Alagoas participaram, na noite desta quinta-feira (31), de um exercício simulado de ataque a agência bancária, no Centro de Delmiro Gouveia, Sertão alagoano. A ação faz parte das estratégias do Plano de Defesa de Alagoas e teve como objetivo capacitar os profissionais para o enfrentamento de crimes violentos contra o patrimônio, como os praticados na modalidade Novo Cangaço ou Domínio de Cidades.

O treinamento foi coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) e contou com a participação de policiais militares, civis, bombeiros, além da Guarda Municipal e representantes de instituições bancárias e de transporte de valores. A simulação buscou aperfeiçoar técnicas operacionais e táticas de combate a ações criminosas de alta complexidade, especialmente em cidades do interior que fazem divisa com outros estados.

Segundo o secretário-executivo de Políticas de Segurança Pública, Patrick Madeiro, o exercício teve foco na atualização dos conhecimentos e no aprendizado de novas estratégias de enfrentamento. “Delmiro Gouveia é uma região estratégica e precisamos garantir que nossas equipes estejam preparadas para situações de alta intensidade e baixa familiaridade”, destacou.

O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, ressaltou que os resultados positivos alcançados por Alagoas na redução da criminalidade são frutos da integração entre inteligência, prevenção e ações de repressão qualificada. “A maior redução de mortes violentas do Nordeste só foi possível graças a uma atuação conjunta e ao investimento contínuo em qualificação dos nossos profissionais”, enfatizou.

O exercício envolveu equipes do 9º Batalhão da PM, da Copes (Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão), da Delegacia Regional de Delmiro Gouveia, do 8º Grupamento de Bombeiros Militar, além da Guarda Municipal e da Superintendência de Transporte e Trânsito. A simulação também contou com o apoio de representantes do setor bancário e da Companhia Teatral Argemiro Batalha, que participou da encenação do ataque.

A capacitação integra uma série de ações que Alagoas vem desenvolvendo para fortalecer o combate ao crime organizado, com reconhecimento nacional pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Recentemente, o modelo de operações de Alagoas foi compartilhado com as forças policiais de Sergipe, que buscam replicar as práticas bem-sucedidas.

Fonte: Gazeta Nordestina

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here