Programa Ronda no Bairro é lançado na Praia do Francês com foco em segurança cidadã e prevenção à violência

0
18
Programa Ronda no Bairro é lançado na Praia do Francês com foco em segurança cidadã e prevenção à violência
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias.

A partir desta sexta-feira (1º), a Praia do Francês, em Marechal Deodoro, passa a contar com a presença do Programa Ronda no Bairro, iniciativa do Governo de Alagoas voltada à promoção da segurança pública com cidadania, acolhimento e proximidade com a comunidade. O lançamento oficial ocorre às 10h, em frente ao Hotel Ponta Verde, com a presença do governador Paulo Dantas.

Criado em 2018, o programa já atua com sucesso no Centro de Maceió, Orla Marítima, Jacintinho e Benedito Bentes, e agora chega ao seu quinto território com um modelo de patrulhamento preventivo que une abordagem social, mediação de conflitos e articulação com serviços públicos. Segundo o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, trata-se de um modelo “que transforma realidades por meio da escuta e do acolhimento”.

A operação contará com viaturas, três motos, três bicicletas e três patinetes, além de uma base fixa no trevo do Francês e bases móveis distribuídas ao longo da orla. O patrulhamento será diário, com agentes capacitados para atuar com empatia e foco na prevenção.

Além da presença policial, o programa levará ao local uma equipe de Articulação Social, formada por psicólogas e assistentes sociais. Esses profissionais são responsáveis por identificar e encaminhar pessoas em situação de vulnerabilidade para os serviços públicos de assistência social, saúde e segurança.

Nesta semana, 36 novos agentes iniciaram o ciclo de formação com aulas práticas e teóricas sobre temas como defesa pessoal, condução de viaturas e atendimento a grupos vulneráveis, reforçando o compromisso com um atendimento sensível e qualificado.

De acordo com a Seprev, os territórios já atendidos pelo Ronda no Bairro apresentaram redução de até 80% em roubos e furtos, além da eliminação de registros de assaltos a ônibus coletivos nas áreas cobertas. “Vamos levar para o Francês aquilo que já tem dado certo em Maceió: uma presença que acolhe, orienta e protege”, reforçou o secretário Ricardo Dória.

Fonte: Gazeta Nordestina

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here