Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
O programa Na Base do Sossego, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL), já contabiliza a apreensão de 719 equipamentos sonoros utilizados irregularmente em Alagoas apenas no primeiro semestre de 2025. A iniciativa, que atua no combate à perturbação do sossego, também realizou 2.423 visitas técnicas no mesmo período — número que já supera as ações realizadas em todo o ano de 2024.
Coordenado pela Chefia de Prevenção da Violência da SSP, o programa responde a denúncias feitas pelo telefone 190, que são analisadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Com base na reincidência das ocorrências, equipes especializadas realizam visitas técnicas aos endereços denunciados e oferecem orientações educativas aos envolvidos.
Além das visitas, o programa conta com operações integradas entre a SSP e o Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM). Entre janeiro e junho, foram realizadas 167 ações conjuntas nos municípios de Maceió e Marechal Deodoro, com o objetivo de coibir abusos sonoros e garantir a tranquilidade pública.
De acordo com o capitão Alex Acioli, chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, a atuação do programa vai além da repressão: “Nosso foco é também educar e conscientizar. Ao articular visitas, orientação e presença efetiva, reduzimos reincidências e melhoramos a qualidade de vida nos bairros alagoanos”, afirmou.
Na última semana, o programa foi expandido para a Barra de São Miguel, após alinhamento com o 4º Batalhão de Polícia Militar e a 5ª Promotoria de Justiça de São Miguel dos Campos, em resposta ao aumento de denúncias, especialmente em épocas festivas como o Carnaval.