Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Telegram e fique atualizado com as últimas notícias. |
O governador Paulo Dantas anunciou a construção de um novo anexo do Laboratório Forense da Polícia Científica de Alagoas, durante evento realizado na orla de Maceió. O investimento representa um avanço significativo para a modernização da perícia criminal, com melhorias na estrutura, aumento da capacidade técnica e maior celeridade na emissão de laudos periciais, fundamentais para a elucidação de crimes no estado.
Instalado no Instituto de Criminalística de Maceió (ICM) desde 2015, o laboratório já atua em áreas como química, toxicologia e genética, realizando análises de drogas, exames toxicológicos e de DNA, inclusive no Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID). No entanto, a estrutura atual, somada à alta demanda — que inclui casos da capital e do interior — tem superado a capacidade da equipe técnica, composta por apenas 14 peritos, o equivalente a 16% do efetivo da Polícia Científica.
Com a nova estrutura, o laboratório poderá atender com mais eficiência às solicitações de perícia criminal, especialmente na inserção de perfis genéticos de condenados, em conformidade com a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG). O projeto também contempla a criação de um Banco de Perfil Químico, que permitirá o monitoramento contínuo de substâncias ilícitas, fortalecendo o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado em Alagoas.
O novo anexo vai possibilitar a renovação completa do parque tecnológico, com aquisição de equipamentos de última geração, como um moderno sistema de cromatografia, fruto de convênio entre o Ministério da Justiça e a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL). A estrutura também viabilizará parcerias com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Detran, ampliando a capacidade de análises em casos de violência sexual e acidentes de trânsito com vítimas.
“Esse investimento é na verdade, na justiça e na segurança pública do nosso estado. Estamos garantindo mais precisão, agilidade e confiabilidade às investigações, valorizando nossos profissionais e colocando Alagoas na vanguarda da perícia criminal no Brasil”, destacou o perito criminal Thalmanny Goulart, chefe do Laboratório de Química e Toxicologia.