Entre os dias 22 e 28 de maio, os Navios-Varredores “Aratu”, “Atalaia” e “Araçatuba”, sob o comando da Força de Minagem e Varredura, realizaram uma série de exercícios operativos na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, Bahia. Essas atividades integraram as comissões “PRÉ-CONTRAMINEX-III” e “ADEFASEX-III”, focadas no aprimoramento das Contramedidas de Minagem e outras manobras táticas.
Treinamento Intenso e Especializado
Os adestramentos incluíram manobras táticas, recolhimento de homem ao mar e fundeio de precisão, destacando-se pela complexidade e importância para a prontidão operacional. Dentre os exercícios, sobressaíram a varredura acústica explosiva com a granada AXMK-3, o lançamento e recolhimento de boias de demarcação de canal varrido e a guiagem em canal varrido.
Participação de Diversas Organizações Militares
Além das tripulações dos navios-varredores, militares de outras organizações subordinadas ao Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) também participaram dos exercícios. Entre eles, estavam oficiais e praças do Centro de Intendência da Marinha em Salvador, do Grupo de Avaliação e Adestramento de Guerra de Minas do Com2ºDN e da Estação Rádio da Marinha em Salvador. Essa integração permitiu um compartilhamento de conhecimentos e experiências, contribuindo para a coesão e eficácia das operações.
Importância das Contramedidas de Minagem
As contramedidas de minagem são cruciais para garantir a segurança das rotas marítimas e proteger os navios de possíveis ameaças. Os exercícios realizados pelos navios-varredores são parte fundamental da preparação contínua das forças navais para responder a situações de risco e assegurar a liberdade de navegação em áreas estratégicas.
Capacitação e Prontidão Operacional
A realização de exercícios como os conduzidos na Baía de Todos-os-Santos é essencial para manter a capacitação e prontidão operacional das unidades da Marinha do Brasil. A varredura acústica, em particular, é uma técnica avançada que permite a detecção e neutralização de minas submarinas, garantindo a segurança dos navios e das vias navegáveis.