Em meio à temporada chuvosa em Alagoas, os médicos do Hospital Geral do Estado (HGE) enfatizam a importância da cautela e atenção ao sair de casa. Amauri Clemente, cirurgião geral, e Angélica Novaes, infectologista, destacam que pequenas decisões podem ter grandes consequências para a saúde.
Riscos Cotidianos em Dias Chuvosos
Caminhadas aparentemente inocentes podem resultar em escorregões; o uso de calçados abertos aumenta o risco de contágio por leptospirose; ônibus lotados são propícios à transmissão de gripes; e vias podem esconder perigos, como buracos camuflados por lama. Em todas essas situações, a busca por atendimento médico pode ser necessária.
Segundo Amauri Clemente, as quedas são um problema de saúde pública, especialmente em dias chuvosos. Ele alerta para os perigos iminentes, como traumas e fraturas, que podem resultar em consequências graves.
Alerta para Doenças Infectocontagiosas
Além dos acidentes, o acúmulo de água da chuva nas vias representa um risco à saúde. Angélica Novaes destaca a importância de ficar atento aos sintomas de doenças como a leptospirose, que incluem febre, dor muscular e outros. Também ressalta a necessidade de precaução contra doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como Dengue, Zika e Chikungunya, além das viroses respiratórias, como a Influenza.
A especialista recomenda medidas de higiene, como lavar as mãos frequentemente e usar álcool em gel, além de buscar assistência médica adequada em caso de sintomas.
Perfil Assistencial do HGE
Como porta aberta para o atendimento de Urgência e Emergência de Média e Alta Complexidade em Pediatria e traumas, o HGE orienta que pessoas com sintomas gripais procurem atendimento em unidades de saúde mais próximas, reservando a equipe especializada do hospital para casos mais graves.
O diretor-geral do HGE, Fernando Fortes Melro, reforça o compromisso do hospital em oferecer assistência especializada e salvar vidas, atendendo a população de Alagoas com eficiência e qualidade.