Pesquisar

Vacinação contra a gripe é ampliada para todos acima de 6 meses: Uma nova etapa na prevenção!

Na última sexta-feira (12), o Ministério da Saúde fez um anúncio importante para o Brasil: a ampliação da vacinação contra a gripe. A partir da próxima segunda-feira (15), toda a população acima de 6 meses estará apta a receber a dose. Esta decisão tem como principal objetivo expandir a cobertura vacinal contra essa doença, que tende a ter um aumento nas infecções durante o inverno. Até o momento, cerca de 21 milhões de pessoas já foram imunizadas, o que representa 30% do grupo prioritário.

Estratégias Locais para Operacionalizar a Imunização

A expansão da imunização foi possível graças a um pedido feito por estados e municípios, que utilizarão as vacinas em estoque e adotarão estratégias locais para operacionalizar a vacinação, adequando-se às realidades de cada região. Destaca-se que mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta do ministério é vacinar 90% da população.

Público Prioritário

Antes da ampliação, a vacina contra a gripe estava sendo aplicada apenas no público prioritário. Este grupo é formado por idosos acima dos 60 anos, crianças (com idade a partir de 6 meses e menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), imunossuprimidos, indígenas, profissionais da saúde e da educação, pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades, profissionais de transporte coletivo e portuários, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, trabalhadores das forças armadas e do sistema prisional e população privada de liberdade.

Benefícios da Vacinação

A pasta ressalta que a imunização é fundamental, pois reduz a carga da doença, especialmente em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde. A vacina da gripe, fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, não é capaz de induzir a doença. A composição e a concentração de antígenos são atualizadas anualmente, seguindo a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda segundo o ministério, o imunizante pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.

Mais recentes

Rolar para cima