Em mais um ano de preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), os alunos da Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento, localizada no Barro Duro, realizaram testes de lançamento de foguetes, fabricados com garrafas PET, na praia de Jacarecica, nesta quarta-feira (10). Os trabalhos foram acompanhados pelo professor de matemática, Geraldo Ferreira, que orienta os estudantes que vão disputar os dois eventos. Muitos dos alunos já tinham experiência com os testes, mas mesmo assim esperavam cada lançamento com olhos entusiasmados.
Experiência e expectativa entre os estudantes
Ane Caroline, estudante de 14 anos, já participou dos lançamentos no ano anterior e tem altas expectativas para esta edição. “Esse é meu segundo ano participando do lançamento. Com a experiência que obtivemos do ano passado, fizemos mudanças nos nossos protótipos, que atingiram uma distância surpreendente. Estou muito entusiasmada e tenho certeza que vamos superar todas as barreiras”, ressaltou. O aluno Guilherme Santos, também com 14 anos, conta como está sendo sua primeira experiência com o lançamento de foguetes. “É o meu primeiro ano participando dos lançamentos e gostei muito do resultado que nossos foguetes atingiram. Desde o momento que começamos a construir, já existia uma expectativa muito grande e hoje ela foi superada”, destacou.
Colocando em prática os ensinamentos da sala de aula
Como forma lúdica de trabalhar e ensinar os fundamentos das ciências exatas, o professor de Matemática, Geraldo Ferreira, e os alunos dos 8° e 9° anos do Ensino Fundamental, puseram em prática os ensinamentos da sala de aula. Segundo o docente, durante as aulas foram feitas modificações que proporcionaram que a marca máxima atingida no ano passado triplicasse com esses novos lançamentos. “Modificamos alguns elementos na construção do foguete de garrafa PET e com isso o lançamento superou meus objetivos. Os foguetes alcançaram cerca de 210 metros. Com isso, tenho a certeza que traremos as medalhas para casa”, enfatizou.
Construção e funcionamento dos foguetes de garrafa PET
O foguete é construído utilizando a garrafa PET, pois além de ser um recipiente reciclável, é capaz de produzir e abrigar a chamada neutralização, que resulta em gás carbônico, água e sal. A reação faz com que o líquido e o gás resultantes ‘briguem’ pelo mesmo espaço, criando a pressão ideal para que o foguete seja impulsionado. Essa abordagem sustentável e acessível permite que os alunos apliquem conceitos científicos e matemáticos na prática, contribuindo para uma maior compreensão e engajamento no aprendizado.