A Escola Municipal Clemente Rocha, situada no bairro Benedito Bentes em Maceió, está trabalhando o projeto Soletrar em sala de aula com turmas do 1° ao 5° anos do Ensino Fundamental. A iniciativa, que já está na 6ª edição, busca contribuir para o processo de alfabetização dos estudantes, incentivando a leitura através de concursos de soletração entre os alunos.
Como funciona o projeto
Os professores escolhem um tema, em acordo com os alunos, e selecionam palavras relacionadas para serem estudadas. Após aprenderem as palavras, os estudantes participam de concursos de soletração, avançando de níveis e sendo premiados em cada uma das posições.
Resultados e depoimentos
A idealizadora do projeto, professora Ana Maria, explica que o objetivo é desenvolver a sensibilidade dos alunos à leitura e empatia com os colegas, de forma lúdica e dinâmica. As turmas envolvidas no Soletrar já apresentam avanços na leitura e na expansão do vocabulário. A professora Larissa Estevão destaca como o projeto tem ajudado seus alunos a se envolverem mais no processo de leitura.